BLOG

Confira abaixo as novidades da São Lucas.

O que é, como prevenir e como tratar a Hipertensão Arterial?

A hipertensão – conhecida também como pressão alta – é uma das doenças mais comuns do mundo. Em grande parte dos casos, a doença se manifesta com o envelhecimento, sendo mais frequente em pessoas com mais de 55 anos, mas todo cuidado é pouco mesmo em pessoas mais jovens.

A hipertensão é uma doença crônica definida como pressão sanguínea acima de 14 por 9. Apesar de ser esse o fator de definição, para se ter o diagnóstico correto, é necessário fazer uma série de verificações por um profissional da saúde.

 

A hipertensão também é responsável pelas principais doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC, que são as duas maiores causas de morte no mundo. E apesar de não ter cura, a pressão alta pode ser controlada com um tratamento adequado.

 

A hipertensão pode estar relacionada com a hereditariedade. Mas, existem fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a doença:

 

-Tabagismo;

-Colesterol elevado;

-Estresse;

-Sedentarismo;

-Consumo de álcool;

-Hipertireoidismo;

-Consumo de sal em excesso;

-Uso constante de alguns medicamentos como anti-inflamatórios.

 

Quando diagnosticado pelo médico e dependendo do grau de hipertensão, é necessário o uso de medicamentos. É importante que esse acompanhamento seja feito periodicamente, pois o quadro de gravidade pode alterar - tanto para mais grave, quanto para menos - e com isso, é necessário alterar a dosagem da medicação. 

 

Para prevenir a hipertensão ou diminuir a gravidade da doença, é importante você manter boas hábitos e ter uma vida mais saudável, como:

 

- Praticar exercício físico regularmente;

- Alimentação saudável;

- Evitar fumar e ingerir bebida alcoólica;

- Controlar o estresse;

- Controlar doenças como diabetes e hipertireoidismo;

- Consumir mais fibras;


Esteja atento a sua saúde e faça exames e consultas com frequência.
Nossa equipe está à disposição para auxiliar você e sua família!

Saiba mais nas nossas redes.


Leia também