BLOG

Confira abaixo as novidades da São Lucas.

AFASIA: A doença que interrompeu a carreira do ator Bruce Willis

O ator Bruce Willis suspendeu sua carreira recentemente, pois foi diagnosticado com Afasia. Mas afinal, o que é essa condição? 

A afasia é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação do paciente, tanto oral, como escrita. O indivíduo com afasia pode ter dificuldade para falar, compreender a fala, escrever e ler. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF), uma pessoa pode se tornar Afásica após uma lesão cerebral, causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), um Traumatismo Cranioencefálico (TCE), um Tumor Cerebral, uma ausência ou diminuição da oxigenação cerebral, infecções ou abscessos cerebrais e também por algumas doenças degenerativas. 

É importante ressaltar que o tamanho da lesão cerebral e o tipo de doença inicial, determinam o grau de deficiência da linguagem.

Há diferentes tipos de afasias e elas podem ser identificadas por meio de testes padronizados de função cerebral e por exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética. 

Os sintomas podem ser percebidos pelo próprio paciente ou por pessoas ao seu redor, sendo necessário avaliação e acompanhamento de um profissional habilitado. Alguns sintomas perceptíveis são:
- Fala frases curtas ou incompletas;
- Fala frases que não fazem sentido;
- Troca uma palavra por outra;
- Troca fonemas por outros fonemas;
- Fala palavras incompreensíveis;
- Não compreende a conversa de outras pessoas;
- Escreve frases que não fazem sentido.

Apesar da afasia não possuir uma cura através de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, há possibilidade de melhora no grau, a partir de uma reabilitação com o profissional adequado.

Saiba mais nas nossas redes.


Leia também