BLOG

Confira abaixo as novidades da São Lucas.

Mulheres que fizeram a diferença na medicina!!

Muitas mulheres tiveram papéis importantíssimos e mudaram o percurso da história. Por isso, o dia 08 de março foi escolhido, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional da Mulher. 

Nesse dia tão especial, para representar todas as mulheres, trouxemos algumas figuras femininas que revolucionaram a história e ajudaram a moldar procedimentos e técnicas na área da saúde:

1. Elizabeth Blackwell – Primeira médica do mundo.

Elizabeth Blackwell, nasceu na Inglaterra, em 1821. Ela desafiou toda a sociedade inglesa, do fim do século XIX, sendo a primeira mulher a ingressar em uma faculdade de medicina. Após ser recusada 12 vezes pela Universidade Geneva Medical College, em 1847 conseguiu ingressar na instituição. Apesar de todas as adversidades, ela formou-se em primeiro lugar da classe. 

2. Gerty Cori - Primeira mulher a receber o prêmio Nobel de Medicina

Gerty Cori nasceu em Praga, na República Tcheca, em 1896. Aos 16 anos, decidiu se tornar médica. Para isso, se dedicou a aprender em um ano latim, física, química e matemática – que normalmente era cursado dentro de cinco anos. Em 1914, entrou na faculdade de Medicina da Universidade Alemã de Praga. Em 1947 recebeu o Prêmio Nobel de Medicina, por seus estudos e descobertas, que foram fundamentais para o entendimento e tratamento da diabetes. 

3. Gertrude Elion – Criadora do tratamento da Leucemia

Gertrude Elion, foi uma das primeiras mulheres a ganhar um prêmio Nobel. Ela foi uma bioquímica americana, que ganhou um Prêmio Nobel de Medicina em 1988, por desenvolver medicamentos cruciais para o tratamento da leucemia.

4. Rita Lobato Velho Lopes – Primeira médica brasileira

Rita Lobato nasceu no Rio Grande do Sul em 1866. Sempre foi uma aluna excepcional. Após perder a mãe por complicações no parto, decidiu seguir o caminho da medicina, com intuito de evitar outras mortes. Com o decreto de D. Pedro ll que proíba a descriminação contra mulheres no ensino superior, Rita conseguiu ingressar na faculdade. E, apesar do preconceito, tornou-se a primeira médica brasileira, em 1887, ao defender a tese “Paralelo entre os métodos preconizados na operação cesariana”. 

5. Zilda Arns Neumann - Criadora do Soro e fundadora da Pastoral da Criança.

Zilda Arns Neumann, foi uma das grandes responsáveis pela redução da mortalidade infantil no Brasil, na década de 1980. Graças a sua criação de um soro simples de solução de água, açúcar e sal, que evitava a desidratação e diarreia nas crianças, ela conseguiu reduzir 62 mil óbitos infantis para 20 por mil. Além disso, Zilda foi a principal responsável pela fundação da Pastoral da Criança.

(48) 3242 7788.
WhatsApp: (48) 3242 7788.

Saiba mais nas nossas redes.


Leia também