Endometriose, o que é?

A Endometriose é uma doença inflamatória, que afeta as células do endométrio - que é o tecido que reveste o útero - que ao invés de serem expelidas durante a menstruação, acabam se movimentando para o sentido oposto e ficam em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexigas, onde retornam a se multiplicar e a sangrar. .

Essa doença afeta cerca de seis milhões de brasileiras, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, e de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva (dos 13 anos aos 45).

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade - quase 40% das mulheres que possuem endometriose são inférteis. Existem casos de mulheres que sofre com dores intensas, mas também é possível não sentir nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns, estão:

• Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dor na região pélvica;
  • Fadiga e exaustão;
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular;
  • Dor e sangramento intestinais ou urinárias durante a menstruação;
  • Dificuldade para engravidar e infertilidade.

A endometriose não tem cura, sendo uma condição crônica. Porém, os sintomas sessam depois da menopausa, devido ao declínio dos hormônios ligados ao endométrio. Mas existem tratamentos para combater a dor, já que sentir dor não é normal. Procure um ginecologista da São Lucas para diagnosticar e oferecer o melhor tratamento.

Ligue: (48) 3242 7788.
WhatsApp: (48) 3242 7788.
www.hcsaolucas.com.br