BLOG

Confira abaixo as novidades da São Lucas.

Alterações hormonais são mais comuns do que você imagina!

Desequilíbrios hormonais são muito mais comuns do que imaginamos. Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas, que funcionam como “mensageiras” para o controle e o funcionamento do corpo. 

Eles são responsáveis por regular o crescimento, atuam na vida sexual, no metabolismo, entre outros. Por isso, qualquer alteração deles causa um grande impacto na saúde, podendo até mesmo causar doenças como: diabetes, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, entre outras.

Esse problema é mais comum nas mulheres, visto que elas passam continuamente por alterações, como gravidez e menstruação. Porém homens também podem sofrer com alterações e desequilíbrios hormonais, principalmente após os 50 anos, devido à andropausa. 

Os sintomas de um desequilíbrio hormonal, podem passar despercebidos, pois muitas vezes são confundidos com cansaço e excesso de trabalho. Por isso, é importante realizar um checkup regular e procurar um médico sempre que surgirem:

1) Cansaço constante: Mesmo dormindo e descansando, você ainda sente exaustão e pouca disposição? Esse problema está ligado ao hormônio da tireoide, que controla o metabolismo, quando a produção dele cai, o corpo começa a funcionar mais lentamente, deixando o indivíduo com menos energia, maior sensação de cansaço e dificuldade para se concentrar até mesmo pensar.

2)  Dificuldades para dormir: é o sintoma mais comum, principalmente em pessoas estressadas ou que sofrem com ansiedade. Diversos hormônios são responsáveis pela regulação do sono, como a melatonina, testosterona, hormônios GH (do crescimento) e da tireoide. A alteração de qualquer um desses hormônios provoca insônia e maior agitação durante o dia.

3) Excesso de fome; o hormônio grelina, também é conhecido como o hormônio da fome. Quando ele esta mais alto que alguns hormônios , como oxintomodulina e a leptina, causa sensação de fome, até mesmo depois de já ter se alimentado. 

4) Ansiedade, irritabilidade e depressão: são sintomas mais evidentes de alterações hormonais bruscas. Hormônios como tireoidiano e os sexuais, tem relação direta com o equilíbrio hormonal. Em combinações neurotransmissores, como serotonina e dopamina, essas substâncias químicas interferem diretamente na sensação de bem-estar e prazer. Por isso, um desequilíbrio desses afeta principalmente o humor, podendo causar um quadro depressivo, ou ansioso. 

5) Excesso de espinhas: O aumento do hormônio testosterona ocasiona o excesso de oleosidade da pele, tanto em homens quanto em mulheres. Consequentemente com aumento de oleosidade na pele, ocorre surgimento excessivo de espinhas ou acnes, que podem se tornar constantes;

6) Baixa libido: Os hormônios da testosterona e estrógeno são responsáveis pelo desejo sexual, em homens e mulheres, quando estes hormônios estão em desequilíbrio, causa baixo ou nenhum interesse sexual, e em mulheres também pode causar falta de lubrificação. 

Saiba Mais:

Ligue: (48) 3242 7788.
WhatsApp: (48) 3242 7788.
www.hcsaolucas.com.br



Saiba mais nas nossas redes.


Leia também