BLOG

Confira abaixo as novidades da São Lucas.

Novembro Azul

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais frequente de câncer na população masculina. E a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil.  

Assim como outros cânceres, ele é caracterizado pelo crescimento e multiplicação desordenada das células que formam o tumor. Há vários tipos, mas o mais frequente é o Adenocarcinoma de próstata, que corresponde a 95% dos casos. 

Normalmente este tipo de câncer cresce lentamente, e na maioria das vezes não apresenta sintomas nas suas fases iniciais. Por isso, é extremamente importante que os homens façam e mantenham uma rotina regular de consultas e exames para acompanhar a saúde da próstata, visto que se descoberto precocemente as chances de cura são altas. 

É recomendado que os exames para identificar o câncer sejam feitos a partir dos 50 anos, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, de acordo com (INCA).

Esse câncer é extremamente silencioso, mas é importante verificar alguns sintomas: dificuldade em urinar, até mesmo dor, sangue na urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, dor nos testículos, diminuição da intensidade do jato de urina e sensação de bexiga cheia, mesmo após ter urinado. 

O câncer de próstata é diagnosticado por meio de dois procedimentos, o exame físico, também conhecido como toque real, e a dosagem de PSA, que é um exame laboratorial de sangue, no qual mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Caso essa proteína esteja em níveis altos, é necessário fazer uma biopsia para a averiguar  a presença de um tumor. É recomendado pela Associação Médica a realização dos dois procedimentos, visto que um não substitui o outro, e sim complementa. Ambos realizados aqui na Clínica São Lucas.

A melhor forma de se prevenir do câncer de próstata é manter hábitos de vida saudáveis. Ter uma boa alimentação com uma dieta rica em frutas, legumes, grãos e cereais, com menos gordura e açúcar, ajuda a diminuir os riscos. A prática de exercícios físicos diários, por 30 minutos ajuda não apenas a se prevenir de doenças como câncer, como também de doenças cardiovasculares. Não fumar e não consumir de forma exagerada bebidas alcoólicas. E claro, não se esqueça do check-up periódico

Lembre-se: caso o câncer de próstata seja descoberto precocemente, as chances de cura são extremamente altas.


Saiba mais nas nossas redes.


Leia também