BLOG

Confira abaixo as novidades da São Lucas.

Benefícios do Leite Materno

Começa hoje a semana Mundial da Amamentação. Promovida pelo Ministério da Saúde e pela a Organização Mundial da Saúde, com intuito de conscientizar e informar a respeito da importância do Aleitamento Materno. 

Esse momento além de mágico, além de contribui significativamente para o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e o bebê. É extremamente benéfico, por contribui para a saúde de ambos. 

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, possuindo todos os nutrientes que ele precisa, e deve ser o único alimento nos primeiros seis meses de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, já que contribui na formação do sistema imunológico, reduz as ocorrências de cólicas, impede a diarreia, infecções respiratórias, otite, diminui consideravelmente o risco de alergias, diabetes, colesterol alto, hipertensão e obesidade. E mais, muitos desses benefícios permanecem na vida adulta. 

E as mamães também ganham muito com essa atitude, amamentar diminui o risco de câncer de mama e de ovário, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal e evita o sangramento excessivo, reduz a ocorrência de depressão pós parto, contribui no controle de natalidade, além de reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo II e de doenças cardiovasculares.

Nesse período, a mamãe precisa tomar alguns cuidados:

  • Não consumir drogas, álcool e medicamentos sem o acompanhamento médico.
  • Manter-se hidratada. Recomenda-se o consumo de 2L - 3L de água por dia.
  • Priorizar uma boa alimentação, investindo em proteínas, fibras e carboidratos integrais, sem esquecer das frutas, verduras e legumes.
  • Estar com todas as vacinas em dia, como Influenza, Hepatite B e a Tríplice bacteriana.

A amamentação é uma forma linda de nutrir e proteger seu bebê, por isso a Policlínica São Lucas conta com serviços e profissionais qualificados para cuidar e auxiliar você nesse processo tão especial! 

Saiba mais nas nossas redes.


Leia também