BLOG

Confira abaixo as novidades da São Lucas.

Importância das Vacinas

Apesar de sabermos que as vacinas são uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde e do Fundo das Nações Unidas, houve uma queda drástica nas taxas de vacinação pelo mundo. 

Só em 2018 mais de 20 milhões de crianças não tomaram as vacinas básicas, como: sarampo, tétano e difteria, consequentemente neste ano foi registrado o dobro de casos, comparado anos anteriores. Com o covid-19 essa queda se aprofundou ainda mais, só no Brasil a taxa de imunização caiu para 11,8%.

O que são as vacinas?

As vacinas são substâncias que têm como função estimular nosso organismo de defesa a produzir respostas imunológicas contras determinadas doenças por meio de anticorpos específicos.

Toda vacina para ser licenciada passa por diversas fases de avaliação e estudos, além de serem avaliadas por institutos reguladores. No Brasil, para qualquer tipo de medicamentos ou vacina serem aprovados para o uso, é preciso passar pelo controle da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Curiosidade:

A Varíola, que matou mais de 300 milhões de pessoas no século XX, foi erradicada graças a campanha de vacinação em 1979, segundo a OMS.

Doenças que também possuíam altos números de óbito todos os anos tiveram uma queda drástica de incidência, como a coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Porém apesar de essas doenças estarem controladas, com a queda na vacinação, elas podem voltar e se tornarem uma epidemia.

A vacinação é importante, não apenas para a nossa saúde, como para a saúde dos nossos familiares e as pessoas do nosso convívio, já que a maioria das doenças são transmitidas por contato com objetos contaminados ou por meio de contato oral como espirros, tosses, saliva.

Proteja quem você ama, vacine-se!


Saiba mais nas nossas redes.


Leia também