BLOG

Confira abaixo as novidades da São Lucas.

 Importância das Vacinas

Importância das Vacinas

Apesar de sabermos que as vacinas são uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças, segundo a Organização Mundial da Saúde e do Fundo das Nações Unidas, houve uma queda drástica nas taxas de vacinação pelo mundo. 

Só em 2018 mais de 20 milhões de crianças não tomaram as vacinas básicas, como: sarampo, tétano e difteria, consequentemente neste ano foi registrado o dobro de casos, comparado anos anteriores. Com o covid-19 essa queda se aprofundou ainda mais, só no Brasil a taxa de imunização caiu para 11,8%.

O que são as vacinas?

As vacinas são substâncias que têm como função estimular nosso organismo de defesa a produzir respostas imunológicas contras determinadas doenças por meio de anticorpos específicos.

Toda vacina para ser licenciada passa por diversas fases de avaliação e estudos, além de serem avaliadas por institutos reguladores. No Brasil, para qualquer tipo de medicamentos ou vacina serem aprovados para o uso, é preciso passar pelo controle da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Curiosidade:

A Varíola, que matou mais de 300 milhões de pessoas no século XX, foi erradicada graças a campanha de vacinação em 1979, segundo a OMS.

Doenças que também possuíam altos números de óbito todos os anos tiveram uma queda drástica de incidência, como a coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Porém apesar de essas doenças estarem controladas, com a queda na vacinação, elas podem voltar e se tornarem uma epidemia.

A vacinação é importante, não apenas para a nossa saúde, como para a saúde dos nossos familiares e as pessoas do nosso convívio, já que a maioria das doenças são transmitidas por contato com objetos contaminados ou por meio de contato oral como espirros, tosses, saliva.

Proteja quem você ama, vacine-se!



Leia também