Maio Vermelho - Prevenção da Hepatite

A campanha Maio Vermelho foi criada com o objetivo de alertar a população sobre os perigos da hepatite, doença silenciosa que afeta um dos principais órgãos do corpo humano: o fígado.

A hepatite muitas vezes age como infecções silenciosas, que não apresenta sintomas. Porém, quando existem sintomas, podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dores abdominais, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A hepatite é dividia em alguns tipos:

Hepatite A;

Hepatite B;

Hepatite C;

Hepatite alcoólica;

Hepatite medicamentosa;

Hepatite autoimune.

Existem algumas maneiras de transmissão e causas das diferentes Hepatites. Entre elas estão:

- por meio da água e alimentos contaminados;

- práticas sexuais sem uso de preservativos;

- cirurgias realizadas com materiais não esterilizados;

- compartilhamento de barbeadores, lâminas ou alicates;

- uso abusivo de álcool;

- danos no fígado causados por remédios.

Para diagnosticar a Hepatite e seu tipo, é necessário passar para uma avaliação médica, que irá solicitar exames físicos, laboratoriais e de imagem. A partir disso, é possível determinar a gravidade e o tratamento necessário.

Já que a desinformação e o diagnóstico tardio são os principais aliados para o agravamento do quadro de pacientes de hepatite.

Por isso, a importância de procurar atendimento médico caso apresente sintomas.

Para prevenção da Hepatite, mantenha hábitos saudáveis, como exercícios e boa alimentação, evite o consumo excessivo de álcool, cuide-se nas relações sexuais, não compartilhe objetos cortantes e tome a vacina!

Alguns tipos de hepatite podem ser prevenidas com vacinação. Mas isso é assunto para outro post!!